Através da construção de uma ficção, esta obra de Federico Lagomarsino se apresenta enquanto uma paisagem, com o objetivo de criar uma imagem de tudo o que acontece na sociedade contemporânea quando algum evento ou ocorrência singular ocorre, como, nesta ocasião, a queda dos dois maiores meteoritos detectados até hoje na América do Sul.
Desenvolvida no âmbito da residência do Portal de Luz em Pueblo Eden e Appart Paris, a visita guiada dentro do território uruguaio visava conhecer os locais de impacto dos dois supostos meteoritos e começava assim: Bem-vindas e bem-vindos ao primeiro Museu e Sítio Arqueológico Meteorito. Ao entrar, pedimos que não se desvie do caminho e siga o guia o tempo todo. Se você tiver alucinações, distorção dos sentidos, perda total da visão, queda de cabelo, descamação da pele ou outro tipo de descamação e derretimento, por favor nos avise. Vamos ao nosso primeiro ponto.
.
Os dois "meteoritos" são rochas do local com um trabalho realizado a partir de fogo e cinzas. Um deles teria caído sobre uma antiga casa unifamiliar em ruínas, cuja história e função são desconhecidas, e onde o meteorito desempenha um papel fundamental, contribuindo com significado e razão para esta arquitetura desconhecida. O outro está localizado no meio do campo, em uma cratera criada para ele.
Durante o passeio, o "guia" informa sobre os acontecimentos e as consequências que surgiram em relação aos impactos envolvendo as reações dos vizinhos e a mudança em sua vida cotidiana, a história da família que vivia na casa, a nova atração turística, as tentativas de vandalismo, os inícios da pesquisa científica, as posturas religiosas, a aproximação de grupos esotéricos, a consolidação como local de peregrinação, notícias falsas, o impacto sobre o meio ambiente e ecossistemas imediatos, o surgimento de projetos cinematográficos e documentais, teorias da astrofísica e suas projeções, as manifestações dos políticos, as reivindicações dos ativistas, os comentários nas redes sociais, o impacto sobre os mercados econômicos, os rumores e a criação de mitos.
Autor: Federico Lagomarsino
Hosting: Miguel Bardeggia, Philippe Loic Jacob
Curadoria: Maria Gnecco
Assistência local: Leonardo Ortiz, Ricardo Anton, Darly García
Agradecimentos: Mirtha Bermegui, Henri Bruxelles, Gimena Calvete, Yesica De León, Karen De los Santos, Martín Reyna, Lourdes Silva, Fabián Trigo, Álvaro Zinno